Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RodrigoMaiaDalMoro_tcc.pdf3,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Motion Comic : a produção da série animada Monstro
Autor(es): Dal Moro, Rodrigo Maia
Orientador(es): Sousa, Luciano Mendes de
Assunto: Animação (Cinematografia)
Mangá
Quadrinhos
Histórias em quadrinhos
Televisão - seriados
Produção audiovisual
Roteiros cinematográficos
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: DAL MORO, Rodrigo Maia. Motion Comic: a produção da série animada Monstro. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O seguinte trabalho visa, por meio da experimentação prática, compreender o que é uma motion comic - conceito abstrato da fusão entre o quadrinho e a animação - e como é seu processo produtivo. Adicionalmente, objetiva a melhor compreensão de quadrinhos japoneses - os mangás - e como sua estética se apresenta em aspectos visuais, narrativos e de formato, visando aplicar esta linguagem no planejamento de produção de séries animadas. Para isso foi necessária a definição de histórias em quadrinhos e de animações, seguido de estudos específicos sobre seus experimentos transmidiáticos e formatos de produção. Depois, um aprofundamento em estudo sobre o mangá, incluindo suas características históricas e práticas de produção narrativa. Então a produção conceitual da série foi iniciada, desenvolvendo personagens e o universo da história, seguido de um episódio piloto dividido em préprodução, produção e pós-produção. Devido a obstáculos como tempo, orçamento e equipe, somente uma sequência foi completamente finalizada. Entretanto o produto ainda é efetivo como prova de conceito da série em motion comic, chamada “Monstro”.
Abstract: The following work aims, through practical experimentation, to understand what a motion comic is - the abstract concept of the fusion between comics and animation - and what its production process is like. Additionally, it aims to better understand Japanese comics - manga - and how their aesthetics are presented in visual, narrative and format aspects, aiming to apply this language in the planning of an animated series. This required the definition of comics and animations, followed by specific studies on their transmedia experiments and production formats. Then, a deeper study of manga, including its historical characteristics and narrative production practices. Then the conceptual production of the series began, developing characters and universe of the story, followed by a pilot episode divided into pre-production, production and post-production. Due to obstacles such as time, budget and staff limitations, only one sequence has been completed. However, the product is an effective proof of concept for the motion comic series, called “Monster”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.