Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_ReinaldoNerisSilva.pdf336,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da representatividade dos custos ambientais da Embrapa Cerrados
Autor(es): Silva, Reinaldo Néris da
Orientador(es): Létti, Mariana Marlière
Assunto: Gestão ambiental
Auditoria ambiental
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SILVA, Reinaldo Néris da. Análise da representatividade dos custos ambientais da Embrapa Cerrados. 2010. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A proposta do trabalho é observar como a informação sobre o custo ambiental pode contribuir com o planejamento do uso dos recursos, considerando a abordagem da questão ambiental no âmbito da Embrapa Cerrados. Por meio de uma entrevista, pôde ser observado que os custos ambientais ocorrem de forma dispersa na unidade. As atividades com finalidade ambiental acontecem no âmbito dos laboratórios e no âmbito dos campos experimentais, como por exemplo, a tríplice lavagem, a qual serve para preparar e dar destino às embalagens de agrotóxicos. Também foram apurados os custos de dois procedimentos através do método ABC, o qual tem como base as atividades. O primeiro procedimento é uma análise química geradora de mercúrio e o segundo procedimento é uma atividade de recuperação de reagentes químicos. O custo para isolar o mercúrio pode ser considerado baixo, embora ainda permaneça o ônus do armazenamento do resíduo. A recuperação dos reagentes demanda considerável quantidade de água. Uma das conclusões é que o método traz precisão à apuração dos custos. A informação sobre o custo ambiental favorece o uso dos recursos, sendo importante a inserção de novas informações para complementação. O recurso água é bastante demandado em atividades laboratoriais, sendo recomendável a análise da eficiência dos destiladores de água, bem como a reutilização da água advinda dos procedimentos que não comprometem a sua qualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. Curso de Graduação em Administração a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2755
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons