Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaDaSilvaBatista_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)757,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração e caracterização de fluidos magnéticos obtidos a partir de nanopartículas de ferrita de Cobalto (CoFe2O4) sintetizados por copreciptação hidrotérmica
Autor(es): Batista, Larissa da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Fluidos magnéticos
Ferritas de cobalto
Nanopartículas
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 14-Mai-2021
Referência: BATISTA, Larissa da Silva. Elaboração e caracterização de fluidos magnéticos obtidos a partir de nanopartículas de ferrita de Cobalto (CoFe2O4) sintetizados por copreciptação hidrotérmica. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Os fluidos magnéticos, genericamente chamados de ferrofluidos, são dispersões coloidais de partículas magnéticas em um líquido carreador. Eles são alvo de muitas pesquisas científicas, por causa de suas propriedades físico-químicas únicas. Esses materiais são estudados a fim de torná-los mais eficientes. Desse modo o principal objetivo deste trabalho é otimizar as condições de síntese de nanopartículas das ferritas convencionais de cobalto (CoFe2O4), do tipo core-shell, por coprecipitação hidrotérmica em meio alcalino, variando o pH do meio, visando assim a variação de tamanho das nanopartículas, para isso foi realizada a síntese com duas bases: hidróxido de sódio e metilamina. A técnica de difração de raios X foi utilizada para a caracterização estrutural das amostras e para identificar a composição química foi realizada a espectroscopia de absorção atômica. Os resultados mostraram que nas duas sínteses as nanopartículas possuem estrutura do tipo espinélio e foi comprovado que a base tem um papel importante no tamanho médio das nanopartículas, assim as nanoparticulas sintetizadas em bases fortes têm diâmetro médio maior e as nanopartículas sintetizadas em bases fracas possuem o diâmetro médio menor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.