Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlineLorenaDeSousaLima_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)637,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorLima, Aline Lorena de Sousa-
dc.identifier.citationLIMA, Aline Lorena de Sousa. O impacto de um projeto de extensão na atuação de egressos no contexto da educação inclusiva. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar é essencial para a formação de uma sociedade igualitária e com empatia pelo próximo. Para isso, o profissional docente deve estar preparado para realizar mediações e solucionar conflitos a fim de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem favorável a todos os educando com ou sem deficiências e /ou transtornos. Na Faculdade UnB Planaltina, existe o projeto de extensão “Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão” que tem sido uma opção para essa complementação formativa ainda na graduação. Essa pesquisa foi realizada com metodologia qualitativa com 4 professores egressos do projeto. A coleta de dados foi realizada com questionários semiestruturados e a análise escolhida foi análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes não se sente totalmente preparada para trabalhar a inclusão em sala de aula, pois acredita tem dificuldade para fazer adequações curriculares. Todos concordam que o projeto Educação e Psicologia auxiliou a formação no que se refere à atuação docente em contexto inclusivo, oportunizando vivências e experiências que não aconteceram durante as disciplinas da graduação, entretanto, essa participação não foi suficiente para tornar o processo inclusivo efetivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleO impacto de um projeto de extensão na atuação de egressos no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T21:36:54Z-
dc.date.available2021-05-11T21:36:54Z-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27510-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.