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Título: Objeto, do nojo à reflexão : por uma expografia acolhedora
Autor(es): Carvalho, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Expografia
Exposições de arte
Museus
Obra de arte - análise
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 10-Mai-2021
Referência: CARVALHO, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira. Objeto, do nojo à reflexão: por uma expografia acolhedora. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O processo pelo qual o objeto físico deixa sua existência concreta no mundo contido das coisas e passa para o universo plural dos significados demonstra o poder agenciado pelo museu e seus discursos expositivos. Atendendo a essa realidade, o trabalho objetiva discutir teoricamente sobre o poder emprestado ao objeto por meio do discurso expositivo/expografia. Para tanto, apresenta os processos de musealização e musealidade como estratégias de poder nas diferentes práticas museológicas, especificamente nas exposições, assim como os mecanismos da prática expográfica de forma a ampliar a compreensão dos objetos utilitários/domésticos ex-postos. A fim de cumprir com esse último propósito, utiliza como plataforma de observação o exemplo das escarradeiras, problematizando as formas tradicionais utilizadas para a exposição desses objetos e apresentando uma proposta expográfica que permita ao visitante a liberdade de repensar as relações de poder que rodeiam o objeto, dando destaque à ação dos grupos sociais invisibilizados que o cercaram durante sua vida utilitária.
Resumén: El proceso por el cual el objeto deja su existencia concreta en el mundo material y transita al universo plural de significados demuestra el poder que el museo maneja por medio de sus discursos expositivos. Considerando esa realidad, el trabajo tiene como objetivo discutir teóricamente sobre el poder otorgado al objeto a través del discurso expositivo/expografía. Para ello, presenta los procesos de musealización y atribución de musealidad como estrategias de poder en diferentes prácticas museológicas, específicamente en las exposiciones, así como los mecanismos de práctica expográfica que permitan ampliar la comprensión de los objetos utilitarios/domésticos expuestos. Para cumplir con ese último propósito, utiliza el ejemplo de las escupideras como plataforma de observación, problematizando las formas tradicionales utilizadas para la exhibición de esos objetos y presentando una propuesta expográfica que permite al visitante repensar las relaciones de poder que rodean al objeto, dándole protagonismo a la acción de los grupos sociales invisibilizados que lo rodearon durante su vida utilitaria
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
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