Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroFernandesDosAnjosMoreira_tcc.pdf29,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Independência e as cortes de Lisboa : um estudo sobre a emancipação política do Brasil
Autor(es): Moreira, Pedro Fernandes dos Anjos
Orientador(es): Cardim, Carlos Henrique
Assunto: Tribunais constitucionais
Portugal - história
Brasil - política e governo
Independência do Brasil (1822)
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Data de apresentação: 24-Jul-2019
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: MOREIRA, Pedro Fernandes dos Anjos. A Independência e as cortes de Lisboa: um estudo sobre a emancipação política do Brasil. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Quando se iniciou as revoltas que deram origem à Revolução Liberal do Porto, o Brasil passava por um momento de mudanças no campo material e intelectual. Como consequência, as reações a essa revolução foram diferentes na América e na Europa, e isso foi percebido nas reuniões das Cortes Constitucionais de Lisboa. Nelas, houve momentos de alegria, euforia, divisão e desentendimento, e por isso, as sessões realizadas nessa Corte foram de extrema importância para se entender os caminhos que o Brasil seguiu a partir do século XIX.
Abstract: When the riots that gave rise to the Liberal Revolution of Porto began, Brazil was going through a moment of changes in the material and intellectual field. As a consequence, the reactions to this revolution were different in America and in Europe, and this was noticed at the meetings of the Constitutional Courts of Lisbon. In them, there were moments of joy, euphoria, division and disagreement, and therefore, the sessions held in this Court are of extreme importance to understand the paths that Brazil followed from the nineteenth century.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.