Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabelaPatriciaMaiaSilvaCarvalho_tcc.pdf300 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arranjos institucionais e cooperação na área metropolitana de Brasília
Autor(es): Carvalho, Isabela Patrícia Maia Silva
Orientador(es): Rodrigues, Frederico Bertholini Santos
Assunto: Região metropolitana
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF)
Cooperação intergovernamental
Consórcios públicos
Políticas públicas
Integração política
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 5-Mai-2021
Referência: CARVALHO, Isabela Patrícia Maia Silva. Arranjos institucionais e cooperação na área metropolitana de Brasília. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As regiões metropolitanas brasileiras enfrentam diversos desafios de organização, gestão e governança de suas políticas públicas. O cenário é similar na Área Metropolitana de Brasília (AMB), região metropolitana que existe apenas de facto, porém não de jure. Sem arranjo institucional formal que possa organizar e integrar as políticas públicas específicas da área, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) tem funcionado como resposta oficial para as demandas de desenvolvimento na região. No entanto, essa solução não tem respondido às necessidades metropolitanas da AMB. Dessa forma, este trabalho pretende identificar o estado da cooperação entre os membros da AMB, que até o momento não dispõem de arranjo oficial adequado para cooperar. Discutiremos ainda os tipos de arranjos cooperativos atualmente disponíveis para os entes federativos brasileiros, detalhando seus pontos fortes e fracos segundo cada caso, bem como os incentivos e desafios à cooperação específicos de cada arranjo. Por fim, verificaremos a aplicabilidade desses modelos à AMB, concluindo finalmente que o consórcio público é a única alternativa institucional teoricamente viável para a cooperação e integração de políticas públicas na metrópole de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.