Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PatriciaPereiradaCruzOliveira.pdf724,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Balanced scorecard : um retrato da percepção do planejamento estratégico e processo de alinhamento dos servidores da Superintendência de Estudos e Projetos da Infraero
Autor(es): Oliveira, Patrícia Pereira da Cruz
Orientador(es): Teixeira, Tiago Conde
Assunto: Planejamento estratégico
Alinhamento organizacional
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Patrícia Pereira da Cruz. Balanced scorecard: um retrato da percepção do planejamento estratégico e processo de alinhamento dos servidores da Superintendência de Estudos e Projetos da Infraero. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo retratar o alinhamento dos empregados da Superintendência de Estudos e Projetos de Engenharia (DEPE) diante o planejamento estratégico da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, apresentar os aspectos críticos que configuram o alinhamento dos empregados diante o planejamento estratégico da empresa, dando subsídio para apresentar quais atitudes o corpo gerencial da DEPE deverá tomar para o cumprimento das metas definidas pelo planejamento estratégico no sentido de alinhar os funcionários à estratégia. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho descritivo com o uso de variáveis quantitativas, sendo aplicado um questionário com escala de intervalo a todos os empregados da DEPE. Na pesquisa bibliográfica, o estudo se concentrou nos principais conceitos sobre Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard e os cinco princípios da organização orientada para a estratégia, conforme Kaplan e Norton delineiam. Através da pesquisa foi identificada a necessidade de um esforço concentrado em se comunicar de maneira eficiente o planejamento estratégico da empresa, a procura do desenvolvimento de objetivos pessoais e de equipes e um programa de Incentivos e Recompensas que atenda a realidade da DEPE. Com este trabalho pretende-se recomendar algumas ações que visam dar impulso ao processo de alinhamento dos empregados, com o intuito de Transformar a estratégia em tarefas de todos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons