Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NakielyDaCostaArantes_tcc.pdf553,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direito político da população negra no Brasil : a intencionalidade na negação do direito ao voto dos analfabetos
Autor(es): Arantes, Nakiely da Costa
Orientador(es): Queiroz, Marcos Vinícius Lustosa
Assunto: Voto
Cidadania
Representatividade política
Analfabetismo
Negros
Direitos políticos
Controle social
Participação política
Data de apresentação: 3-Jan-2019
Data de publicação: 30-Abr-2021
Referência: ARANTES, Nakiely da Costa. Direito político da população negra no Brasil: a intencionalidade na negação do direito ao voto dos analfabetos. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho pretende analisar o direito ao voto no Brasil, apontando a máxima de que a exclusão do direito ao voto dos analfabetos também é uma questão de cor, no qual o analfabetismo foi um dos subterfúgios utilizados pelas elites políticas como a finalidade de negar a cidadania à população negra. Ademais, o medo foi transfigurado em leis e medidas constitucionais como forma de exercer o controle social da população negra. Por fim, com a análise dos discursos da Constituinte em 1988, objetiva-se apontar que embora os analfabetos tenham adquirido direito ao voto, a negação de cidadania da população negra foi mais uma vez negligenciada nos discursos políticos como forma de manutenção do establishment.
Abstract: This work intends to analyze the right to vote in Brazil, presenting the exclusion of the right to vote from illiterates that is also a matter of color, which illiteracy was one of the subterfuges used by political elites as the purpose of denying citizenship to the black population. In addition, the fear was transfigured into constitutional laws and measures as a way of exercising social control over the black population. Finally, with the analysis of the Constitutional discourses in 1988, it is pointed out that although the illiterate have acquired the right to vote, the citizenship denying of the black population was once again neglected in political discourses as a way of maintaining the establishment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.