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Título: A inclusão de crianças autistas na educação infantil
Autor(es): Resende, Sofia Mesquita
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação infantil
Autismo em crianças
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: RESENDE, Sofia Mesquita. A inclusão de crianças autistas na educação infantil. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender a importância da educação infantil para a inclusão de crianças autistas e, como objetivos específicos, intencionou investigar à luz das teorias a história e o conceito de autismo e investigar o papel da educação infantil como contexto de inclusão em uma perspectiva lúdica. Na educação infantil ainda existe a real necessidade do aperfeiçoamento dos processos didáticos e pedagógicos de inclusão, mas é sabido que se configura como espaço potente de inclusão das crianças autistas. Para a elaboração deste trabalho investigativo, optou-se pela abordagem qualitativa e os métodos hipotético e dedutivo, realizando uma busca de dados e informações provenientes de sítios eletrônicos, de plataformas de trabalhos acadêmicos e de livros e revistas especializadas. Percebeu-se que ainda existe um longo caminho a seguir para que a inclusão de crianças pequenas com autismo se efetive na educação infantil, entretanto é possível considerar que quanto mais se conhece sobre o conceito de autismo, mais ressignifica-se a educação infantil e a ludicidade, como uma variável significativa e viável para a inclusão.
Abstract: The general aim of this work was to understand the importance of early childhood education for the inclusion of autistic children and, as specific objectives, it was intended to investigate the history and concept of autism in the light of theories and to investigate the role of early childhood education as an instrument of inclusion in a playful perspective. In early childhood education there is still a necessity to improve the didactic and pedagogical processes of inclusion, but it is known to be a powerful space for the inclusion of autistic children. For the elaboration of this investigative work, we opted for the qualitative approach and the hypothetical and deductive methods, conducting a search for data and information from electronic websites, academic work platforms, specialized books and magazines. It was noticed that there is still a long way to go for the inclusion of young children with autism in early childhood education to be effective, although it is possible to consider that the more is known about the concept of autism, more is the reframe of early childhood education and playfulness, as a meaningful and viable variable for inclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27215
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