Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RuthLeiteDaSilvaSantana_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A ludicidade na EJA : as experiências de duas educandas da primeira etapa do primeiro segmento na alfabetização e letramento de língua portuguesa
Autor(es): Santana, Ruth Leite da Silva
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Atividades lúdicas
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: SANTANA, Ruth Leite da Silva. A ludicidade na EJA: as experiências de duas educandas da primeira etapa do primeiro segmento na alfabetização e letramento de língua portuguesa. 2020. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo central da pesquisa é mostrar como a criação de um jogo da memória adaptado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode ser utilizado como ferramenta lúdica para o processo de alfabetização de língua portuguesa de duas estudantes da primeira etapa do primeiro segmento, da escola Classe 16 de Sobradinho I. Para tanto, foi necessário compreender como se delineiam a alfabetização, letramento e alfabetizar letrando, especificamente na EJA. Demostra se a importância do jogo e do lúdico/ludicidade para a alfabetização na EJA e de que forma as professoras e professores que trabalham nesse segmento podem utilizar as atividades lúdicas como ferramentas que auxiliam no processo de alfabetização dos adultos e adultas. Além disso, aborda-se as tensões e desafios que os professores e professoras possuem na atuação da profissão. A fase exploratória da pesquisa foi realizada durante a disciplina de estágio obrigatório e os relatórios de observação e regência foram utilizados como fontes documentais da pesquisa. Alcançou-se o objetivo proposto, eis que se verificou a efetividade da utilização do jogo da memória adaptado como uma ferramenta lúdica na complementação dos processos de aprendizagem das duas educandas participantes dessa pesquisa.
Abstract: The main objective of the research is to show how the creation of a memory game adapted for Youth and Adult Education (EJA) can be used as a playful tool for the Portuguese language literacy process of two students from the first stage of the first segment, from the Class 16 school of Sobradinho I. For that, it was necessary to understand how literacy, literacy and literacy literacy are outlined, specifically in EJA. It demonstrates the importance of play and ludicity / playfulness for literacy in EJA and how teachers and teachers working in this segment can use ludic activities as tools that help in the process of literacy for adults and adults. In addition, it addresses the tensions and challenges that teachers have in the performance of the profession. The exploratory phase of the research was carried out during the mandatory internship discipline and the observation and conducting reports were used as documentary sources of the research. The proposed objective was achieved, since the effectiveness of using the adapted memory game as a playful tool to complement the learning processes of the two students participating in this research was verified.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27213
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.