Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RonaldoLuizFagundesLarrossa.pdf264,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da aplicação da gestão do conhecimento em uma organização de TI
Autor(es): Larrossa, Ronaldo Luiz Fagundes
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Gestão do conhecimento
Gestão organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: LARROSSA, Ronaldo Luiz Fagundes. Estudo da aplicação da gestão do conhecimento em uma organização de TI. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A expressão Gestão do Conhecimento (GC) ainda não possui um conceito estabelecido e assume significados diversos, de acordo com o contexto em que se aplica. Especialmente com o advento da TI e com o avanço nas práticas de gestão organizacional, a GC tem sido entendida sob a forma de diferentes estratégias, a partir das quais as organizações lidam com o conhecimento, interna e externamente, para obter vantagens competitivas. A Diretoria de Tecnologia de uma das principais empresas do segmento bancário do Brasil e do mundo, além de oferecer o suporte tecnológico necessário ao aprimoramento da GC de forma corporativa, deve também se preocupar com a GC dentro da própria diretoria, com as particularidades próprias de uma grande organização de Tecnologia da Informação (TI). Avaliar a contribuição que as práticas de Gestão de TI estão oferecendo para a melhoria da Gestão do Conhecimento na área de TI da organização, é o objetivo deste estudo. A partir da apresentação de alguns conceitos e teorias estudadas sobre a GC e de uma pesquisa sobre a aplicação das práticas de Gestão de Projetos e Gestão de Requisitos na organização estudada, o presente trabalho analisa a influência das duas práticas mencionadas sobre o fluxo da informação, explicitação do conhecimento existente e geração de novos conhecimentos para a organização. Para alcançar esse objetivo, é utilizada uma pesquisa exploratória e descritiva, o método qualitativo, uma análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas . O estudo aponta resultados positivos que demonstram que a empresa está no caminho correto mas também mostra que ainda há um volumoso e contínuo trabalho a ser realizado para que a empresa possa cada vez mais tangibilizar os conhecimentos nela existentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Curso de Graduação de Administração à Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2720
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons