Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaCarolineAlvesDosSantos_tcc.pdf3,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSantos, Ana Caroline Alves do Amaral dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Caroline Alves do Amaral dos. O Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília: vestígios de uma prática. 2020. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se volta para a investigação da história do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de Brasília (ENB), na década de 1970. O estudo divide-se em três capítulos, tendo o primeiro a intenção de analisar o percurso histórico da educação infantil no Brasil e também quais eram as orientações voltadas para as professoras do ensino pré-escolar na década aqui investigada. No segundo capítulo, o objetivo é apresentar, por meio de estudos acadêmicos já finalizados, como a Escola Normal de Brasília se constituiu, passando pelas três fases de funcionamento do curso normal (CASEB, CEMEB e Escola Normal de Brasília). Por último, o terceiro capítulo, no primeiro momento mostra a constituição dos jardins de infância do Distrito Federal desde antes da inauguração de Brasília, através de artigos científicos publicados e documentos oficiais.Já no segundo momento, persegue os indícios da prática docente do Jardim de Infância da ENB, por meio de notícias de jornais, entrevistas, fotografias e redes sociais. É possível apontar que existia um diálogo entre as práticas docentes do Jardim de Infância e as que podem ser observadas nos manuais voltados para professoras da pré-escola, que circulavam durante o período. Tal afirmativa se dá não somente pelos documentos oficiais encontrados sobre a Escola Normal e seu Jardim de Infância, quanto por fotografias e cadernos de crianças que frequentaram tal espaço.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJardim de infânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.titleO Jardim de Infância da Escola Normal de Brasília : vestígios de uma práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T12:18:50Z-
dc.date.available2021-04-09T12:18:50Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27191-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work focuses on investigating the history of the kindergarten attached to the Escola Normal de Brasília (ENB), in the 1970s. The study is divided into three chapters, the first is intended to analyze the historical path of education in Brazil and also what were the guidelines for pre-school teachers in the decade investigated here. In the second chapter, the objective is to present, through academic studies already completed, how the Escola Normal de Brasília was constituted, going through the three phases of operation of the normal course (CASEB, CEMEB and Escola Normal de Brasília). Finally, the third chapter, at first, shows the constitution of the kindergartens of the Federal District since before the inauguration of Brasília, through published scientific articles and official documents. In a second moment, pursues the evidence of the teaching practice of the ENB Kindergarten, through news from newspapers, interviews, photographs and social networks. It is possible to point out that there was a dialogue between the teaching practices of the kindergarten and those that can be observed in the manuals aimed at pre-school teachers, which circulated during the period. This statement is made not only by the official documents found about the Escola Normal and its Kindergarten, but also by photographs and notebooks of children who attended this space.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27191pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.