Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/2717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SuelenLisboaResende.pdf294,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jovem aprendiz na Embrapa : a responsabilidade social de uma empresa pública na promoção do primeiro emprego
Autor(es): Gaviano, Suelen Lisboa de Resende
Orientador(es): Létti, Mariana Marlière
Assunto: Responsabilidade social
Inclusão social
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: GAVIANO, Suelen Lisboa de Resende. Jovem aprendiz na Embrapa: a responsabilidade social de uma empresa pública na promoção do primeiro emprego. 2011. 63f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso realizado a respeito do programa Jovem Aprendiz na Embrapa. O estudo buscou inicialmente levantar informações sobre o programa e descrever o seu funcionamento. O levantamento de tais informações se deu por meio de entrevista realizada à Embrapa e à instituição que coordena o programa. Em seguida, foram confrontadas as determinações da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Decreto 5.598/2005) com as informações obtidas a respeito do programa, com vistas a certificar se o programa estaria cumprindo com as obrigações legais. O resultado desta comparação é descrito neste documento, detalhando cada item analisado e apontando aqueles que se apresentaram divergentes. A partir de uma bibliografia especializada, foi construída uma base teórica para que fosse possível comparar os conceitos de responsabilidade social com a aplicação destes no projeto Jovem Aprendiz na Embrapa. Foi realizada, em visita à instituição, pesquisa com os jovens aprendizes contratados para a Embrapa com o objetivo de quantificar a percepção dos jovens a respeito do resultado proposto pelo programa. Ao final deste estudo, conclui-se que as ações de responsabilidade social proposta pela Lei de Aprendizagem estão de fato implementadas. Entretanto, foram feitas algumas considerações e sugestões, de acordo com o referencial teórico pesquisado, com o objetivo de realização de uma pesquisa mais profunda, de forma a avaliar não somente os resultados presentes, mas os impactos futuros na vida dos jovens aprendizes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons