Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RebecaBorgesDeOliveira_tcc.pdf3,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos pela metodologia avaliação do ciclo de vida : estudo de caso sobre restaurantes no Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Rebeca Borges de
Orientador(es): Contreras Pineda, Francisco Javier
Coorientador(es): Moreira, Hélinah Cardoso
Assunto: Resíduos sólidos
Aterro sanitário
Compostagem
Resíduos orgânicos
Lixo - eliminação
Gestão de resíduos sólidos
Saneamento básico
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 29-Mar-2021
Referência: OLIVEIRA, Rebeca Borges de. Análise do gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos pela metodologia avaliação do ciclo de vida: estudo de caso sobre restaurantes no Distrito Federal. 2019. xiii, 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A emissão de metano pela decomposição de resíduos sólidos orgânicos (RSO) em aterros controlados e sanitários é um dos maiores contribuintes para as emissões do setor de resíduos sólidos e, por isso, são necessárias medidas para desviar o componente orgânico dos aterros. Dado que, atualmente, a fração orgânica (restos, perdas de alimentos, podas) dos resíduos urbanos correspondem, em média, a 50% dos RSU gerados no Brasil. Por isso, a compostagem é um processo de ser considerado para desviar os RSO. Importante notar que o gerenciamento dos RSO não é restrito apenas à coleta individual nos domicílios, pois existem outros públicos-alvo de interesse, como restaurantes e hotéis. Atualmente, as pesquisas sobre compostagem focam apenas nos objetivos de determinar a qualidade do composto e/ou melhorar o processo, poucos estudos consideram o impacto ambiental da compostagem, apesar do significativo efeito no impacto ao clima, em sua maioria, não analisam as emissões no processo de compostagem. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa ampliará a análise dos efeitos de ações de destinação e tratamento de RSO em restaurantes por meio da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), aferindo como as mudanças de destinação final e tratamento terão impactam na categoria Potencial de Aquecimento Global. Essa análise será feita pela “ótica de porta a porta”, que verifica os impactos de cada etapa, da porta do restaurante ao aterramento no aterro sanitário ou o tratamento na compostagem. Os serviços de alimentação que participaram da análise são associados, em sua maioria, ao Instituto Ecozinha, cujo objetivo é maximizar a coleta e recuperação de resíduos pós-consumo e otimizar a destinação correta para sua reciclagem na economia circular, coletados e tratados por um dos parceiros do Ecozinha, o Pátio de Compostagem Pura Vida. Foram analisados 3 cenários, i) cenário base -1, em que os resíduos são coletados e aterrados no Aterro Sanitário de Brasília, ii) cenário 2, os resíduos são aterrados no Aterro Sanitário Norte e iii) cenário 3, os resíduos alimentares são tratados em um pátio de compostagem na cidade de Brasília - DF. As emissões de GEE no cenário base foram de 696,6 kg CO2eq / t RSO, no cenário 2 foram 1343,7 kg CO2eq / t RSO e no cenário 3, 150,5 kg CO2eq / t RSO, no qual a compostagem se apresenta como a melhor opção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.