Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianPiazzaVieira.pdf188,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de projetos de TI : estudo de caso da implantação da gerência de projetos de TI no Banco do Brasil
Autor(es): Vieira, Vivian Piazza
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: Administração de projetos
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: VIEIRA, Vivian Piazza. Gestão de projetos de TI: estudo de caso da implantação da gerência de projetos de TI no Banco do Brasil. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Diante da crescente necessidade de adequação às inovações tecnológicas de modo ágil e organizado, o mercado financeiro vem se mostrando um dos segmentos que mais dependem da tecnologia da informação. Por isso, na última década, o Banco do Brasil, ciente da necessidade de otimizar seus recursos e processos de implantação e manutenção de sistemas, optou pela criação de um escritório de projetos. Com o objetivo de identificar as práticas adotadas na Gerência de Projetos de TI desta instituição financeira, o presente trabalho foi estruturado de forma a avaliar como o modelo de Gestão de Projetos foi influenciado, como as práticas de mercado foram customizadas dentro da realidade da empresa, e quais os resultados obtidos com a implementação do modelo. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, utilizando-se de método de pesquisa qualitativa e aplicando, como técnicas, entrevistas e análise documental. Por meio do estudo, foi possível analisar as práticas adotadas, conhecer a visão dos colaboradores sobre o modelo empregado e, consequentemente, visualizar aspectos positivos e negativos da gestão de projetos no Banco. Como resultado, verificou-se que a empresa está em constante busca pela melhoria desse processo, tendo alcançado o nível F de maturidade na avaliação do MPS.BR. Grande parte das práticas aplicadas nessa área é baseada no PMBOK, enquanto algumas das práticas necessárias encontram se em implementação. A maturidade na sua estrutura e seus processos possibilita novas mudanças visando a melhoria na qualidade dos produtos finais dos Projetos de TI.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons