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Título: Censura em biblioteca escolar na perspectiva dos bibliotecários
Autor(es): Lima, Millena Cordeiro Matos de
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Censura
Livros proibidos
Bibliotecários
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 20-Mar-2021
Referência: LIMA, Millena Cordeiro Matos de. Censura em biblioteca escolar na perspectiva dos bibliotecários. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A censura no Brasil ocorre desde o período colonial, de acordo com a literatura especializada, com o impedimento de divulgação de notícias, livros, de pessoas se manifestarem por meio da fala e artisticamente. Na Ditadura Militar, livros considerados com viés político de “esquerda” não eram adquiridos nas bibliotecas. Mesmo após esse regime, as bibliotecas ainda sofrem com censura por parte de quem tem poder em ambientes bibliotecários. Isso pode acontecer por parte do próprio profissional, por autoridades governamentais, pressões individuais ou de grupos, por meios jurídicos, por questões ideológicas, entre outros. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção do bibliotecário acerca da questão da censura em bibliotecas escolares do ensino fundamental e ensino médio. A metodologia tem abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário on-line para os bibliotecários escolares do Brasil. Os resultados mostram que existe censura em bibliotecas escolares que partem do próprio bibliotecário e até mesmo da própria instituição em que a biblioteca está inserida. Os bibliotecários escolares apresentaram os motivos para a censura ocorrer nesses ambientes, como obras contendo sexualidade e nudez, figuras abstratas, seres fantásticos e bruxas, conteúdo político, entre outros.
Abstract: Censorship in school libraries is not widely divulged in the press, although literature addresses censorship in libraries in general. Censorship in Brazil occurs since the colonial period, according to the specialized literature, with the obstruction of dissemination of news, books and people from manifesting themselves through speech and artistically. In the military dictatorship, books considered as “leftist” ideology were not acquired in libraries. Even after this regime, libraries still suffer from censorship by those who have power in library environments. It can be done by the professional himself, by government authorities, individual or group pressures, by legal means, by ideological issues, among others. Therefore, this work aims to analyze the perception of the librarian about the issue of censorship in elementary and high school libraries. In this study, the qualitative approach was used as a methodology, conducted through an online questionnaire for school librarians in Brazil. The results showed that currently there is censorship in school libraries which start from the librarian himself and even by the very institution from which the library is part of. School librarians presented some reasons for censorship to happen in these environments, such as works containing sexuality and nudity, abstract figures, fantastic beings and witches, political content, among others.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
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