Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeimissonGomesdaSilva_FranciscoVasconcelos.pdf969,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Criar e tocar para uma escuta musical ativa : uma proposta educativo-musical na formação de plateia
Autor(es): Silva, Deimisson Gomes da
Vasconcelos, Francisco Cartegiano de Souza
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 2-Dez-2011
Data de publicação: 2-Fev-2012
Referência: SILVA, Deimisson Gomes da; VASCONCELOS, Francisco Cartegiano de Souza. Criar e tocar para uma escuta musical ativa: uma proposta educativo-musical na formação de plateia. 2011. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2011.
Resumo: O presente estudo procurou refletir sobre como a escuta e os significados que as pessoas atribuem à música podem ser transformados a partir de uma interação crítica e reflexiva proporcionado por atividades educativo-musicais de formação de plateia. A pesquisa foi realizada com 80 alunos do 6º ano de uma escola de ensino básico da cidade de Cruzeiro do Sul - AC. Dentre os importantes referenciais teóricos nos quais se fundamentam esta pesquisa estão: os trabalhos de formação de plateia desenvolvidos pela Osesp (HENTSCHKE e KRÜGER, 2003, p 19-46), A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical (SARMENTO, 2010), Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática (FRANÇA; SWANWICK. p. 5-41, 2002) e Apreciação Musical para Adolescentes (MOREIRA, 2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Dentre as conclusões a que se chegou nesta pesquisa estão o fato de que a escuta e os significados que os adolescentes atribuem à música está intimamente ligado às suas experiências musicais. Para que estas experiências sejam positivas sob a ótica da educação musical é preciso que no contexto das mesmas estejam incluídas atividades de apreciação, composição e performance. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study sought to reflect on how the listening and the meanings that people attach to music can be transformed from a critical and reflective interaction provided by music-educational activities on audience listening. The research was conducted with 80 students of the sixth year of elementary school in the city of Cruzeiro do Sul-AC. The theoretical frameworks that underlie this research are: the audience listening‟s project developed by Osesp (HENTSCHKE and KRÜGER, 2003, p 19-46), listening in contemporanity : a field research in music education (SARMENTO, 2010), Composition, apprasing and performance in music education: theory, research and practice (FRANCE; SWANWICK. p. 5-41, 2002) and Music apprasing for Adolescents (MOREIRA, 2001). The methodology used was the action research. Among the conclusions reached in this investigation is the fact that the listening and the meanings that adolescents give to music is intimately linked to their musical experiences. So that these experiences are positive from the perspective of music education is necessary in the context of the same apprasing activities are included, composition and performance.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons