Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RodrigoAmorimPorto.pdf244,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão do conhecimento : os desafios de explicitar conhecimentos técnicos
Autor(es): Porto, Rodrigo Amorim
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: Gestão do conhecimento
Conhecimento organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: PORTO, Rodrigo Amorim. Gestão do conhecimento: os desafios de explicitar conhecimentos técnicos. 2011. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O conhecimento caracteriza-se para as empresas como um ativo intangível de elevada importância, sendo observado no cotidiano da organização, desde roteiros formais para processos já estabelecidos, até novos procedimentos realizados de forma empírica pelos colaboradores. Gerenciar este conhecimento consiste em um desafio para organizações de qualquer natureza, pois esta atividade requer a transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ocorre, porém, que muitas vezes confunde-se o papel da TI, descaracterizando o seu papel de facilitadora para a gestão do conhecimento, para única responsável pela sua execução. Assim, os demais setores da organização podem não se empenhar de forma adequada para assegurar a construção do conhecimento organizacional, não explicitando conhecimentos pertencentes aos colaboradores dos diversos segmentos da instituição. Também é observa-se existem fatores que dificultam a explicitação dos conhecimentos de funcionários de áreas técnicas. É neste contexto que se insere a presente pesquisa, com o intuito de analisar os desafios de explicitar os conhecimentos técnicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons