Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GilhaCrispimCardosoDosSantos_tcc.pdf694,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A competência reflexiva na formação inicial de professores de espanhol
Autor(es): Santos, Gilha Crispim Cardoso dos
Orientador(es): Rabasa Fernández, Yamilka
Assunto: Professores - formação
Professores universitários
Língua espanhola
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: SANTOS, Gilha Crispim Cardoso dos. A competência reflexiva na formação inicial de professores de espanhol. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A proposta desse trabalho é compreender e observar a competência reflexiva durante o processo inicial de formação de alunos de Letras-Espanhol de uma universidade pública do Centro-Oeste e verificar se há espaço para o seu desenvolvimento e se, de fato, é colocada em prática no processo de formação desses professores, em consonância com programas e ementas de disciplinas nessa licenciatura e com o estipulado em documentos legislativos do Brasil. Para realizar nosso objetivo fizemos, primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre a formação de professores em cursos de Letras no Ensino Superior e também sobre as competências necessárias e esperadas desse futuro professor (tanto linguístico-comunicativas quanto profissionais), com foco na competência reflexiva. Entendendo a importância desse processo inicial de formação, em um segundo momento aplicamos questionários para compreender, na prática, se a reflexividade tem espaço durante o contato do aluno com a licenciatura, a nossa motivação surgiu da observação da realidade vivida pelos próprios alunos dessa universidade. As implicações desse trabalho, acreditamos que podem servir de alerta para que nossas licenciaturas tenham um olhar mais atento que promova ações mais eficazes e de qualidade que impactem realmente o processo formativo inicial dos futuros profissionais de Espanhol Língua Estrangeira no Brasil.
Resumén: La propuesta de este trabajo es comprender y observar la competencia reflexiva durante el proceso inicial de formación de alumnos de Letras-Español de una universidad pública del Centro-Oeste y verificar si hay espacio para su desarrollo y si, de hecho, es colocada en práctica en el proceso de formación de estos profesores, en consonancia con programas y contenidos de disciplinas en esa licenciatura y con lo estipulado en documentos legislativos de Brasil. Para realizar nuestro objetivo hicimos, primero, un levantamiento bibliográfico sobre la formación de profesores en cursos de Letras en la Enseñanza Superior y también sobre las competencias necesarias y esperadas de ese futuro profesor (tanto lingüístico-comunicativo como profesional), con foco en la competencia reflexiva. En un segundo momento aplicamos cuestionarios para comprender, en la práctica, si la reflexividad tiene espacio durante el contacto del alumno con la licenciatura, nuestra motivación surgió de la observación de la realidad vivida por los propios alumnos de esa universidad. Las implicaciones de este trabajo, creemos que pueden servir de alerta para que nuestras licenciaturas tengan una mirada más atenta y promuevan acciones más eficaces y de calidad que impacten realmente el proceso formativo inicial de los futuros profesionales de Español Lengua Extranjera en Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.