Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NeidirWeber_tcc.pdf2,64 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Maurício Abe-
dc.contributor.authorWeber, Neidir-
dc.identifier.citationWEBER, Neidir. Qualificações relevantes aos gestores dos projetos estratégicos do Exército brasileiro. 2020. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a identificar quais seriam as qualificações relevantes ao exercício da função de Gerente de um Projeto Estratégico do Exército. Para responder ao problema central foram realizadas revisões bibliográficas e uma pesquisa de campo utilizando um questionário, estruturado em 23 perguntas, que objetivou aferir a percepção dos colaboradores em relação à relevância de qualificações elencadas a partir daquela pesquisa teórica, sendo elas: a Experiência profissional, a Certificação Profissional -PMP, o Conhecimento e Capacitação Técnica-profissional e a Capacidade de Uso de Ferramentas de Apoio na Área de Gestão. Os sujeitos da pesquisa foram militares que possuem algum vínculo com projetos no âmbito do Exército e membros civis da comunidade de gestores de projetos. Os resultados foram analisados de forma geral e de forma estratificada, segundo os universos de respondentes militares e civis. Tal comparação mostrou-se apropriada, pois o dito mercado civil, diferente do setor público, pauta seus processos seletivos de gerentes de projetos em qualificações que propiciem resultados que gerem lucratividade. Verificou-se que a concepção da busca permanente de qualificações também deve ser observada no setor governamental, pois o insucesso das entregas pode trazer consequências negativas às suas instituições. Os resultados serviram para validar a questão central já apresentada, bem como para demonstrar os diferentes tipos de percepções que o universo de profissionais em gestão de projetos, do meio civil e militar, possui quando confrontados a situações similares. Essa dicotomia nos faz crer que ambos os segmentos têm a aprender com as experiências e peculiaridades em cada uma das suas realidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão estratégicapt_BR
dc.subject.keywordExército brasileiropt_BR
dc.subject.keywordCompetências gerenciaispt_BR
dc.titleQualificações relevantes aos gestores dos projetos estratégicos do Exército brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T00:18:10Z-
dc.date.available2021-02-19T00:18:10Z-
dc.date.submitted2020-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26780-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to identify which qualifications would be relevant for the Army regarding the role of Manager of a Strategic Army Project. To answer the central problem, bibliographic reviews and field research were carried out using a questionnaire, structured in 23 questions, which aimed to assess the perception of employees in relation to the relevance of qualifications listed from that theoretical research, namely: Professional experience, Professional Certification -PMP, Technical-Professional Knowledge and Training and the Ability to Use Support Tools in the Management Area. The research subjects were military personnel who have some connection with projects within the Army and civilian members of the project management community. The results were analyzed in a general and stratified way, according to the universes of military and civilian respondents. This comparison proved itself to be appropriate because said civil market, different from the public sector, bases its selection processes on project managers on qualifications that provide results that generate profitability. It was found that the concept of the permanent search for qualifications must also be observed in the government sector, as the failure of deliveries can have negative consequences for its institutions. The results served to validate the central question already presented, as well as to demonstrate the different types of perceptions that the universe of project management professionals, from the civil and military environment, have when confronted with similar situations. This dichotomy leads us to believe that both segments have to learn from the experiences and peculiarities in each of their realities.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.