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Título: Educação física para crianças e adolescentes obesos nas escolas : uma revisão
Autor(es): Soares, Pedro Henrique Lopes
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Jacó de
Assunto: Educação física escolar
Obesidade em crianças
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: SOARES, Pedro Henrique Lopes. Educação física para crianças e adolescentes obesos nas escolas: uma revisão. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A obesidade tem se tornado um problema significativo de saúde pública, e está tendo um crescimento demasiado em indivíduos de faixa etária escolar. Busca revisar o que tem acontecido com as crianças e jovens de idade escolar que sofrem com o sobrepeso e a obesidade no ambiente da educação física, assim como rever intervenções que promovam eficácia, e atuem em políticas públicas de saúde. Metodologia: Foram encontrados 99 artigos de revisão sistemática em setembro de 2018, no qual, 35 revisões responderam adequadamente os critérios de inclusão da pesquisa, nas seguintes bases de dados Pubmed, Medline, Web if science, Scielo- Scientific Eletronic Library Online Resultado: Neste conjunto, os estudos revelaram diferenças culturais na imagem mental do corpo dependendo de cada região e país. De modo consistente a prevalência de obesidade escolar é maior nos meninos em relação às meninas. Conclusão: Os estudos revelam que as intervenções escolares mostraram-se eficazes tratando-se de médio a longo prazo quando se tem o envolvimento da família. Por fim, a identificação de politicas envolvendo toda a comunidade escolar para desenvolver a consciência de uma educação da saúde, tendo em vista cerca de 9 meses de aula, os alunos precisam levar as intervenções para o dia a dia.
Abstract: Introduction: Obesity has become a significant public health problem, and is growing too much in school-age individuals. It seeks to review what has happened to school-age children and young people who suffer from overweight and obesity in the physical education environment, as well as review interventions that promote effectiveness and act on public health policies. Methodology: We found 99 systematic review articles in September 2018, in which 35 reviews adequately answered the criteria for inclusion in the following databases: Pubmed, Medline, Web if science, Scielo- Scientific Electronic Library Online. Result: In this set, studies revealed cultural differences in the mental image of the body depending on each region and country. Consistently the prevalence of school obesity is higher in boys than in girls. Conclusion: Studies show that school interventions have proven to be effective in the medium to long term when there is involvement of family. Finally, the identification of policies involving the entire school community to develop awareness of a health education, taking about 9 months of class, students need to take the interventions to their daily life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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