Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf4,6 MBAdobe PDFver/abrir
2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf974,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Guia de coleta de insumos criativos para branding
Autor(es): Alencar, Bernnardo José Andrade e
Pereira, Nelson
Orientador(es): Rizzo, Wagner Antonio
Assunto: Micro e pequenas empresas
Branding (Marketing)
Design Thinking
Marca - divulgação (Design)
Identidade visual
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito potencializar o fortalecimento dos pequenos e microempreendedores brasileiros, auxiliando no fortalecimento de suas relações com seus públicos, ao propor um guia para coleta de insumos para o desenvolvimento de suas marcas. O objetivo é propiciar, ao pequeno negócio local, a base de marca necessária para se conectar mais profundamente com seu público e fidelizá-lo, vez que o pequeno e microempreendedor comumente não são amparados pela consultoria de grandes estruturas de comunicação. Para cumprir esse propósito de forma exponencial, deixando um legado para futuros negócios em nascimento, não bastaria uma intervenção pontual. Por isso, optamos pelo desenvolvimento de um guia de trabalho público, gratuito e colaborativo que se propõe a auxiliar profissionais de comunicação iniciantes no mercado de branding para fortalecimento das marcas de suas próprias localidades. O produto final é um Guia de Facilitação Criativa que propõe, através da perspectiva do Design Thinking e de seis ferramentas de cocriação com o cliente, uma jornada cronológica para a coleta de insumos criativos em processos de concepção de marcas.
Abstract: This paper aims to enhance the strengthening of small and micro entrepreneurs in Brazil, helping to strengthen their relations with their public by proposing a guide for the collection of inputs for the development of their brands. The goal is to provide small local businesses with the branding base they need to connect more deeply with and build loyalty to their audiences, as it does not rely on consulting large communications agencies. To fulfill this purpose exponentially, leaving a legacy for future business at birth, a one-time intervention would not be sufficient. For this reason, we have chosen to develop a free, collaborative and public work guide that aims to assist newcomers in the branding market in strengthening their own local brands. The final product is a Creative Facilitation Guide that proposes, through Design Thinking and six co-creation tools, a chronological journey to collect creative inputs in brand design processes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.