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Título: Visualidades e sonoridades em decadenta
Autor(es): Magalhães, Pablo Dílson de Almeida
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Decadenta
Sonoridade
Visualidade
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 4-Fev-2021
Referência: MAGALHÃES, Pablo Dílson de Almeida. Visualidades e sonoridades em decadenta. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: De modo geral, esta pesquisa busca analisar a peça Decadenta (2017) a partir de algumas de suas sonoridades visando entender como elas interagem com a visualidade da cena a qual pertencem. Dirigida por Felícia Johansson, a peça foi resultado da disciplina Interpretação e Montagem do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Inicialmente, essa pesquisa expõe impressões pessoais a respeito de alguns exercícios voltados a sonoridades vivenciados no curso. Em seguida, realiza um breve resumo da peça salientando como a comicidade é gerada também a partir da dramaturgia e aponta Jean Jacques Lecoq como base para o processo. Abordando conceitos de Raymond Murray Schafer e César Lignelli à respeito de sonoridades e suas características foram examinadas algumas cenas classificando suas sonoridades em cinco etapas de análise do som. Ademais comenta-se sobre a gêneses de cada instrumento utilizado buscando entender como sua trajetória tem influência em sua visualidade e sonoridade. Por fim a pesquisa realiza reflexões acerca de uma análise mais focada nas sonoridades para uma melhor compreensão da obra e o lugar do ator que busca ver a criação destes sons como parte fundamental do processo criativo.
Abstract: In general, this research seeks to analyze the play Decadenta (2017) from its sonorities in order to understand how they interact with the visuality of the scene. Directed by Felicia Johansson, the play was the result of the discipline interpretation and assembly of the Bachelor's degree in performing arts of the University of Brasilia. Initially, this research exposes personal impressions about some exercises focused on the sounds experienced in the course. It then performs a brief summary of the play stressing how the comicity is also generated from the dramaturgy and points out Jean Jacques Lecoq as a basis for the process. Addressing concepts of Raymond Murray Schafer and César Lignelli regarding sonorities and their characteristics were examined some scenes classising their sonorities in five stages of sound analysis. Furthermore, it discusses the genesis of each instrument used seeking to understand how its trajectory influences its visuality and sonority. Finally, the research conducts reflections about an analysis more focused on the sounds for a better understanding of the work and the place of the actor who seeks to see the creation of these sounds as a fundamental part of the creative process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
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