Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RosangelaMuzzolon_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise histórico documental das relações de aquisição e alienação de escravos, no final do século XIX, no município de Cavalcante/GO
Autor(es): Muzzolon, Rosângela
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Quilombos
Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Cavalcante (GO)
Escravos
Data de apresentação: 13-Abr-2019
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: MUZZOLON, Rosângela. Análise histórico documental das relações de aquisição e alienação de escravos, no final do século XIX, no município de Cavalcante/GO. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Cavalcante – GO, 2019.
Resumo: No presente trabalho acadêmico buscamos analisar documentos históricos e à historiografia da população quilombola. Tais documentos ainda podem ser fisicamente encontrados junto aos órgãos de registro do município de Cavalcante/GO; referentes ao processo de abolição da escravatura na região. A escolha deu-se, principalmente, pela questão cultural do povo Kalunga na visão de muitos brasileiros, uma sociedade pluralista de economia multifacetada. O laboratório para tal análise foram os documentos que tratam da população quilombola de Cavalcante, da virada do século XVIII até o fim da primeira metade do século XIX. A dissertação utiliza o método dedutivo, apoiando-se numa pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica de parte da literatura disponível sobre o tema e a partir de documentos obtidos no cartório extrajudicial de Cavalcante/GO. O processo em questão teve início no período colonial e favoreceu a construção de uma série de memórias coletivas que explicam e a interpretam de forma mais objetiva o perfil “dessa vila”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.