Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RenataDeOliveiraPereira_tcc.pdf925,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorPereira, Renata de Oliveira-
dc.identifier.citationPEREIRA, Renata de Oliveira. Inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger nas aulas de Química do 3º ano do Ensino Médio. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger, também definida como Espectro Autista. O objetivo desse trabalho é perceber como a inclusão está ocorrendo na prática, visto que existem leis para que ela ocorra. Para isso, a pesquisa consistiu na observação desse aluno que se encontra no 3º ano do Ensino Médio, assim como as práticas pedagógicas do professor de Química e da professora da sala de recursos. Esses três foram os principais sujeitos da pesquisa, sendo suas ações observadas durante o período de três meses numa escola pública do Distrito Federal. Além disso, com o professor de Química foi realizada uma entrevista tendo como objetivo levantar suas concepções sobre inclusão e sobre a Síndrome de Asperger. Para análise, foram coletados dados sobre a sua formação e os aspectos utilizados para facilitar o aprendizado desse aluno, assim como os aspectos limitadores para a prática do professor. Levando em conta as características do indivíduo com Asperger, como o isolamento social, o trabalho procurou desenvolver a abordagem interacionista a partir da Zona de Desenvolvimento Proximal, conforme apresenta Vigotski, para justificar algumas práticas observadas. Observamos que a inclusão depende da participação de todos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAsperger, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.titleInclusão de um aluno com Síndrome de Asperger nas aulas de Química do 3º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T12:45:46Z-
dc.date.available2021-01-26T12:45:46Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26436-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.