Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MateusFreitasPaiva_tcc.pdf4,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de cinética química : uma abordagem experimental
Autor(es): Paiva, Mateus Freitas
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Cinética química
Catálise
Experimentos químicos
Experimentação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 26-Jan-2021
Referência: PAIVA, Mateus Freitas. O ensino de cinética química: uma abordagem experimental. 2019. v, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Considerando que a cinética química é um tema relevante para a área de físico-química e que, muitas vezes, sua discussão acontece de forma ininteligível, foi proposto nesse trabalho uma reflexão sobre alguns dos seus conceitos fundamentais através da análise crítica dos experimentos “Bomba efervescente” e “A volta do catalisador”, propostos na literatura. Dessa forma, foi discutida a influência de variáveis na rapidez das reações químicas, a definição de catalisador e o uso de reagentes poluentes. Com base em todas as estratégias empregadas foi possível concluir que as variáveis fundamentais no experimento cinético analisado foram temperatura e a quantidade de reagente e que ocorre interação considerável entre elas sendo mais razoável numa abordagem de ensino investigativo descrevê-la. Além disto, demonstrou-se qualitativamente que a afirmação da total retirada da fase ativa (catalisador) de um sistema não é verídica, e que este é sim em parte perdido no processo, verificação importante para mudança da perspectiva tradicional como estes materiais são definidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.