Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaClaraDeOliveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)526,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os indígenas aos olhos dos brancos : uma perspectiva histórica da literatura
Autor(es): Oliveira, Ana Clara de
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Literatura e sociedade
Literatura e história
Literatura brasileira - história e crítica
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Romance (Literatura)
Data de apresentação: 17-Jun-2019
Data de publicação: 5-Jan-2021
Referência: OLIVEIRA, Ana Clara de. Os indígenas aos olhos dos brancos: uma perspectiva histórica da literatura. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Romantismo surgiu em meio a mudanças que abalaram a Europa e trouxeram outras visões a respeito da economia e da divisão social. O ponto principal, acompanhado de diversas revoluções (como as liberais, a francesa e a industrial), foi o fim da sociedade estamental. A partir de então, o sangue, antes capaz de definir riqueza e poder, não era mais definidor de status. A força de trabalho, nesse momento, assumiu essa importância. Agora, a burguesia finalmente toma seu lugar privilegiado na sociedade. Esse quadro, porém, está restrito aos países centrais. Nos periféricos, a situação ainda se encontra majoritariamente restrita aos antigos modelos. O Brasil, como colônia de um país pequeno, “mantém as colunas do poder agrário: o latifúndio, o escravismo, a economia de exportação.” (BOSI,1970, p. 96). Portanto, como nos antigos modelos, a educação fica extremamente restrita a filhos de importantes figuras deste período, sendo esses os principais autores e intelectuais da época.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.