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2020_GabrielMalheirosTeodoro_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)841,25 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLunguinho, Marcus Vinícius da Silva-
dc.contributor.authorTeodoro, Gabriel Malheiros-
dc.identifier.citationTEODORO, Gabriel Malheiros. A aquisição das preposições de, para e com por falantes do português do Brasil. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o processo de aquisição por crianças brasileiras de três preposições da língua portuguesa – a saber, de, para e com – a fim de confirmar ou refutar a ideia de que, assim como os outros elementos funcionais e lexicais, as preposições também são adquiridas em tempos diferentes – isto é, as preposições lexicais entrariam na fala de uma criança antes das preposições funcionais. A partir dos dados de duas crianças, os quais foram obtidos por meio transcrições presentes no site do Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (CEDAE), investigarei a ordem em que essas preposições são adquiridas e em que contextos – lexical, semilexical ou funcional – elas são predominantemente produzidas. Para tal, a análise será desenvolvida no arcabouço da Teoria Gerativa, utilizando: a) a divisão das preposições em preposições lexicais e preposições funcionais, tal como apresentada por Mioto et al (2007); e b) a abordagem de categorias fine-grained proposta por Littlefield (2006).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAquisição da linguagempt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA aquisição das preposições de, para e com por falantes do português do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-04T20:33:48Z-
dc.date.available2021-01-04T20:33:48Z-
dc.date.submitted2020-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26283-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to analyze children’s acquisition of three Brazilian Portuguese prepositions, namely de (‘of’), para (‘to’) e com (‘with’), in order to confirm or disprove the idea that, just like other functional and lexical elements, prepositions are acquired at different times – that is, lexical prepositions enter into children’s speech before their functional counterparts. Based on the data from two Brazilian children, which were taken from transcripts found on the website of Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (CEDAE), I will look into the order in which these prepositions are acquired and the contexts – lexical, semilexical or functional – in which they are most commonly used. To this end, I will draw on the Generative Grammar theory, namely: a) the division between lexical prepositions and functional prepositions posited by Mioto et al (2007); and b) Littlefield’s (2006) fine-grained category approach.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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