Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MirzedeSousaMelo.pdf460,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do infinitivo como complemento oracional na Aulularia de Plauto
Autor(es): Melo, Mirze de Sousa
Orientador(es): Castro, Jane Adriana Ramos Ottoni de
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: MELO, Mirze de Sousa. Estudo do infinitivo como complemento oracional na Aulularia de Plauto. 2011. v, 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho pretende fazer um estudo preliminar acerca do uso dos infinitivos e orações infinitivas como complementos de oração principal, bem como levantar algumas propriedades sobre a abundante recorrência de infinitivos presentes, em detrimento da ocorrência de infinitivo passado ou futuro, na língua latina. Além disso, este trabalho destacará a utilização de sujeitos, para a oração infinitiva, no caso nominativo. A escolha do infinitivo, em detrimento do gerúndio e particípio, deve-se ao fato dos intrigantes acontecimentos que rodeiam essa forma verbo-nominal. Embora, também, aqueles sejam substantivos verbais e possam ser complementar ao infinitivo, o fato mais intrigante é a questão de o infinitivo se relacionar estritamente aos casos nominativo e acusativo e, por exemplo, o gerúndio aos demais casos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2628
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons