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dc.contributor.advisorSpezia, Domingos Sávio-
dc.contributor.authorBaptistella, Aline Consolmagno-
dc.identifier.citationBAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.pt_BR
dc.description.abstractO Turismo e a hospitalidade destacam-se por ser um dos setores da economia que mais cresce. O setor de serviços vem assumindo posição de destaque em nível mundial, mudando a sua magnitude e importância no contexto sócio-econômico. Para assegurar a competitividade, são necessários mecanismos que visem captar e reter a clientes, mediante a adoção de um novo conceito de marketing – o marketing de relacionamento. Este trabalho visa identificar quais as variáveis que determinam a fidelização do hóspede no empreendimento hoteleiro, para esta identificação foi aplicado um questionário com hóspedes do Hotel Meliá Confort Park de Brasília, onde pode ser identificado a quantidade de hóspedes freqüentes, qual a permanência média destes, quais são os fatores que fazem com que ele retorne, quanto estão satisfeitos com os serviços oferecidos entre outros índices interessantes. Outra questão abordada no trabalho foi a relação satisfação/fidelização, será que cliente feliz é cliente fiel? Autores diferentes possuem opiniões divergentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.keywordHospitalidadept_BR
dc.subject.keywordFidelização de clientespt_BR
dc.subject.keywordHotelariapt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-05-08T15:43:03Z-
dc.date.available2009-05-08T15:43:03Z-
dc.date.created2004-03-
dc.date.issued2009-05-08T15:43:03Z-
dc.date.submitted2004-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/261-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.261-
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