Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielHenriqueMarianoDaSilva_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de matrizes siloxano-poliéter como sistema de liberação modificada do peptídeo Hs05
Autor(es): Silva, Gabriel Henrique Mariano da
Orientador(es): Chaker, Juliano Alexandre
Coorientador(es): Brand, Guilherme Dotto
Assunto: Resistência microbiana
Peptídeos
Antibióticos
Polímeros
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 16-Dez-2020
Referência: SILVA, Gabriel Henrique Mariano da. Estudo de matrizes siloxano-poliéter como sistema de liberação modificada do peptídeo Hs05. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral o estudo de um material nanocompósito visando aplicações como bandagem para pele humana capaz de promover a assepsia de feridas cutâneas através da liberação sustentada de peptídeos intragênicos antimicrobianos (IAPs). O material nanocompósito é um filme polimérico híbrido orgânico-inorgânico constituído de copolímero triblock PPO-PEO-PPO ligado covalentemente a um grupo silanol reticulável. Este material sofre reações de hidrólise e condensação que promovem a formação de ligações cruzadas entre suas cadeias, levando a gelificação em uma estrutura rígida capaz de imobilizar ativos de interesse em seus interstícios e de promover sua liberação sustentada com o tempo. A molécula de escolha do estudo foi o peptídeo antimicrobiano HS05 – sintetizado e purificado previamente a este estudo por de Sá em sua dissertação de mestrado. O procedimento de formulação dos géis foi realizado em placa de 48 poços a partir do filme híbrido, uma solução de concentração conhecida do peptídeo e quantidades diferentes de HCl. Filmes translúcidos circulares foram obtidos apresentando propriedades bioadesivas. As propriedades térmicas das amostras foram caracterizadas por análise termogravimétrica. A análise molecular foi realizada por espectroscopia de absorção no infravermelho, bandas em 1645, referente a ligação C=O e 842 cm- 1, referente ao estiramento Si-O-Si foram atribuídos a estrutura do híbrido e da matriz reticulada formada, respectivamente. A identificação do peptídeo na matriz foi realizada via MALDI Imaging. Os ensaios de liberação do peptídeo foram monitorados pela absorção dos comprimentos de onda 215 e 225 em função do tempo. Foram encontradas diferenças nos mecanismos de liberação do peptídeo para diferentes processos de síntese da matriz nanocompósita. Foi verificado que a quantidade de catalizador ácido utilizado na síntese da matriz bem como o tempo de envelhecimento das amostras altera o mecanismo de liberação do peptídeo em solução.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.