Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClovisGilbertoGoelzer.pdf294,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como a aprendizagem organizacional influencia o desenvolvimento de competências gerenciais em uma agência bancária
Autor(es): Göelzer, Clóvis Gilberto
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Aprendizagem organizacional
Bancos
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: GÖELZER, Clóvis Gilberto. Como a aprendizagem organizacional influencia o desenvolvimento de competências gerenciais em uma agência bancária. 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O estudo objetiva analisar como os funcionários de uma agência bancária percebem a influência da aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências gerenciais e nas estratégias organizacionais; em uma agência Banco do Brasil S.A., localizada em Sobradinho-DF. Foi realizada a revisão da literatura, para validação do objetivo geral, objetivos específicos e a justificativa em realizar este trabalho, que culminou no referencial teórico sobre a Importância da Aprendizagem Permanente, Formas de Aprendizagem, Conceitos e Tipos de Competências, Competências Profissionais, Individuais e Organizacionais, Gestão de Competências e Trilhas de Aprendizagem. Foi realizada a coleta de dados por meio de questionário em uma amostra de 21 respondentes, tendo a devolução de 20 questionários. Os dados foram tabulados e analisados visando definir os Dados Pessoais e Funcionais, o Impacto do Treinamento no Trabalho, as Práticas Organizacionais de Gestão de Desempenho, a Valorização do Funcionário, os Fatores Situacionais de Apoio e, as Conseqüências Associadas à Utilização das Novas Habilidades. Os resultados foram discutidos e interpretados, concluindo que segundo a percepção de seus funcionários, através das respostas ao questionário, é que a aprendizagem organizacional contribui para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários; influencia o desenvolvimento de competências gerenciais e influencia as estratégias organizacionais do Banco.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons