Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SamanthaAraujoOliveiraAssunçãoGuedes.pdf410,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores de ensino fundamental e médio
Autor(es): Guedes, Samantha Araujo de Oliveira Assunção
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Satisfação no trabalho
Professores
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: GUEDES, Samantha Araujo de Oliveira Assunção. Satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores de ensino fundamental e médio. 2010. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar o nível de Satisfação e a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT dos professores do ensino fundamental e médio. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Satisfação e QVT, passando pelo histórico, evolução, conceito, abordagens, pesquisas e estudos sobre os temas. Foi utilizada a pesquisa survey, que compreende a obtenção de dados sobre características e opiniões de determinado grupo de pessoas, através de questionário. Os respondentes da pesquisa foram 40 professores de três instituições de ensino. Os instrumentos utilizados permitiram avaliar a percepção da QVT dos professores, identificar o nível de Satisfação, caracterizar o perfil sócio-demográfico e funcional dos respondentes e analisar as relações entre o nível de Satisfação e a QVT. Na análise, de modo geral, os resultados apresentados demonstraram satisfação na percepção da QVT em questões relacionadas às Condições de trabalho, Capacidades, Oportunidades oferecidas, aspectos Sociais e políticas de direito praticadas pelas instituições. E apresentou insatisfação às questões conceituadas como Remunerações e Promoções. Os resultados obtidos demonstraram que, apesar das limitações, devido à existência de poucos estudos sobre a QVT dos professores, pode-se dizer que o estudo atende aos objetivos propostos. Porém, enfatiza-se a necessidade do desenvolvimento de outras investigações mais significativas desses profissionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2614
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons