Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoPauloDosSantosVieira_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do Lixão da Estrutural aos Centros de Triagem de Resíduos : o ponto de vista dos catadores de materiais recicláveis após o fechamento do lixão
Autor(es): Vieira, João Paulo dos Santos
Orientador(es): Santos, Tales Ramos Monteiro dos
Assunto: Coletores de materiais recicláveis
Resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Lixo - reciclagem
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 2-Dez-2020
Referência: VIEIRA, João Paulo dos Santos. Do Lixão da Estrutural aos Centros de Triagem de Resíduos: o ponto de vista dos catadores de materiais recicláveis após o fechamento do lixão. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos catadores de materiais recicláveis acerca das suas condições de trabalho, bem como das suas perspectivas de vida, após o fechamento do Lixão da Estrutural, e a construção dos Centros de Triagem de Resíduos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas com os catadores que laboram no Centro de Triagem de Resíduos do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte - SAAN. A pesquisa mostrou que a política pública de desativação do Lixão da Estrutural, em parte, alcançou o seu objetivo, na medida em que viabilizou o descarte correto do lixo no Aterro Sanitário de Brasília. Porém, considerando que a coleta seletiva não é efetiva no Distrito Federal, a quantidade de resíduos que chega aos centros não é suficiente para que os catadores possam ter retorno financeiro razoável para manter a sua subsistência e de sua família. Assim, conclui-se que há muito a ser feito quanto à inclusão social e econômica dos catadores, grupo ainda estigmatizado pelo trabalho que desenvolve.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.