Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/261
Título: Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros
Autor(es): Baptistella, Aline Consolmagno
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Marketing de relacionamento
Hospitalidade
Fidelização de clientes
Hotelaria
Data de apresentação: Mar-2004
Data de publicação: 8-Mai-2009
Referência: BAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento : variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: O Turismo e a hospitalidade destacam-se por ser um dos setores da economia que mais cresce. O setor de serviços vem assumindo posição de destaque em nível mundial, mudando a sua magnitude e importância no contexto sócio-econômico. Para assegurar a competitividade, são necessários mecanismos que visem captar e reter a clientes, mediante a adoção de um novo conceito de marketing – o marketing de relacionamento. Este trabalho visa identificar quais as variáveis que determinam a fidelização do hóspede no empreendimento hoteleiro, para esta identificação foi aplicado um questionário com hóspedes do Hotel Meliá Confort Park de Brasília, onde pode ser identificado a quantidade de hóspedes freqüentes, qual a permanência média destes, quais são os fatores que fazem com que ele retorne, quanto estão satisfeitos com os serviços oferecidos entre outros índices interessantes. Outra questão abordada no trabalho foi a relação satisfação/fidelização, será que cliente feliz é cliente fiel? Autores diferentes possuem opiniões divergentes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
Aparece na Coleção:Gestão e Marketing do Turismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_AlineBastistella.pdf290.14 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.