Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WheslhesSilvaFarias_tcc (1).pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos TCCs do curso de Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina
Autor(es): Farias, Wheslhes Silva
Orientador(es): Araújo, Carolina Lopes
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Gestão Ambiental
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Estudantes universitários - Gestão Ambiental
Professores universitários
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: FARIAS, Wheslhes Silva. Análise dos TCCs do curso de Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)–Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso (TCC) é condição obrigatória para obtenção do diploma de bacharel em Gestão Ambiental (GAM) da Faculdade UnB Planaltina (FUP). O presente estudo teve como objetivo analisar o padrão de distribuição das orientações de TCCs de GAM dentre o corpo docente da FUP. Em específico, buscou verificar a distribuição das orientações pelas áreas temáticas (área do concurso do professor) e pelas áreas de vinculação (área da FUP) de atuação dos professores, além de mensurar o registro dos trabalhos dos formados de GAM na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM). Foi construído um banco de dados acerca dos docentes da FUP e dos TCCs de GAM. Foi obtido junto à Secretaria Acadêmica da FUP (SAA/FUP), a lista de formados do curso de GAM e a lista dos docentes com sua área de vinculação na FUP. A lista de formados contemplou o período entre os semestres de 2008/2 a 2017/2. Foi constatado que 193 estudantes concluíram o curso de GAM da FUP. Desses, 181 monografias estão registradas na BDM e 12 estão ausentes. A partir das análises realizadas, foi percebido que há uma concentração das orientações de TCCs em alguns professores e áreas. Dentre as áreas da FUP, Ciências da Vida e da Terra (CVT) com 80 TCCs (44% do total) possui maior representação. Foram identificadas 22 áreas ao classificar os TCCs conforme a área de concurso do orientador. Dessas, onze possuem presença significativa, pois, juntas constituem cerca de 82% do total de trabalhos orientados e registrados na BDM. Ainda, foi constatado 36 orientadores dentre os TCCs de GAM depositados na BDM. Dos 36 orientadores, quatorze correspondem à 76% do total dos trabalhos orientados, assim esses orientadores possuem representatividade expressiva na orientação dos TCCs do curso de GAM da FUP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.