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dc.contributor.advisorNeiva, Elaine Rabelo-
dc.contributor.authorMaciel, Marilia Assis Farias-
dc.identifier.citationMACIEL, Marilia Assis Farias. Suporte organizacional à aprendizagem contínua e atitudes em relação à mudança organizacional. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractMudança Organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, em componentes que caracterizam a organização e pode ser decorrente de fatores internos e/ou externos à organização, que resulta em conseqüência positiva ou negativa para os resultados organizacionais ou para sua sobrevivência (Lima e Bressan, 2003). As organizações que investem em ações de apoio à aprendizagem contínua dos seus colaboradores encontrarão mais apoio dos seus colaboradores. As atitudes desses colaboradores frente à mudança organizacional são importantes para determinar o sucesso ou fracasso do processo de mudança organizacional. Por isso, os estudos que promovem avaliações sobre as atitudes dos indivíduos frente à mudança e sobre a percepção de contexto facilitador de aprendizagem são relevantes principalmente por sua aplicação prática. Neste estudo objetivou-se analisar se o suporte organizacional para a aprendizagem contínua afeta as atitudes dos indivíduos em um contexto de mudança. Para tanto, realizou-se esta pesquisa em uma Comissão vinculada a um Ministério, que é um órgão Público da Administração Direta, pertencente ao Poder Executivo. Foi utilizada uma entrevista aberta com um funcionário para conhecer a realidade da organização e o modelo de escalas formuladas por Neiva, Ross e Paz (2004) e Pantoja (2004). Os dados (N=50) revelaram que os colaboradores dessa organização perceberam um contexto de aprendizagem contínua e que apresentavam uma atitude favorável à mudança. Os dados também revelaram que o suporte a aprendizagem contínua influencia as atitudes de aceitação e oposição à mudança organizacional. A presente pesquisa demonstra que as ações de suporte a aprendizagem contínua, que são pautadas no apoio oferecido pelo grupo de trabalho realizado num contexto de mudanças, afetam as atitudes que os indivíduos apresentam em relação à mudança organizacional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.titleSuporte organizacional à aprendizagem contínua e atitudes em relação à mudança organizacionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-25T19:40:45Z-
dc.date.available2012-01-25T19:40:45Z-
dc.date.issued2012-01-25T19:40:45Z-
dc.date.submitted2011-07-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2601-
dc.language.isoPortuguêsen
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