Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariliaAssisFariasMaciel.pdf865,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte organizacional à aprendizagem contínua e atitudes em relação à mudança organizacional
Autor(es): Maciel, Marilia Assis Farias
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Aprendizagem organizacional
Desenvolvimento organizacional
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 25-Jan-2012
Referência: MACIEL, Marilia Assis Farias. Suporte organizacional à aprendizagem contínua e atitudes em relação à mudança organizacional. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Mudança Organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, em componentes que caracterizam a organização e pode ser decorrente de fatores internos e/ou externos à organização, que resulta em conseqüência positiva ou negativa para os resultados organizacionais ou para sua sobrevivência (Lima e Bressan, 2003). As organizações que investem em ações de apoio à aprendizagem contínua dos seus colaboradores encontrarão mais apoio dos seus colaboradores. As atitudes desses colaboradores frente à mudança organizacional são importantes para determinar o sucesso ou fracasso do processo de mudança organizacional. Por isso, os estudos que promovem avaliações sobre as atitudes dos indivíduos frente à mudança e sobre a percepção de contexto facilitador de aprendizagem são relevantes principalmente por sua aplicação prática. Neste estudo objetivou-se analisar se o suporte organizacional para a aprendizagem contínua afeta as atitudes dos indivíduos em um contexto de mudança. Para tanto, realizou-se esta pesquisa em uma Comissão vinculada a um Ministério, que é um órgão Público da Administração Direta, pertencente ao Poder Executivo. Foi utilizada uma entrevista aberta com um funcionário para conhecer a realidade da organização e o modelo de escalas formuladas por Neiva, Ross e Paz (2004) e Pantoja (2004). Os dados (N=50) revelaram que os colaboradores dessa organização perceberam um contexto de aprendizagem contínua e que apresentavam uma atitude favorável à mudança. Os dados também revelaram que o suporte a aprendizagem contínua influencia as atitudes de aceitação e oposição à mudança organizacional. A presente pesquisa demonstra que as ações de suporte a aprendizagem contínua, que são pautadas no apoio oferecido pelo grupo de trabalho realizado num contexto de mudanças, afetam as atitudes que os indivíduos apresentam em relação à mudança organizacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons