Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DeiseVicenteDaSilveira_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do controle interno na Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Silveira, Deise Vicente da
Orientador(es): Santos, Tales Ramos Monteiro dos
Assunto: Controle interno
Administração municipal
Poder Legislativo
Câmaras municipais
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 20-Nov-2020
Referência: SILVEIRA, Deise Vicente da. A importância do controle interno na Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir dos estudos realizados na Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade de Brasília. Todo o conhecimento gerado durante o curso, mais os fatos divulgados nos diversos meios de comunicação sobre: economia, política e eventuais escândalos de corrupção por todo o país levaram a seguinte problematização: promover transparência, responsabilidade e prestação de contas é um dos grandes problemas encontrados na administração pública? No presente trabalho, o Controle Interno será abordado como uma ferramenta que pode auxiliar de forma efetiva na resolução do problema levantado. O objeto de pesquisa foi a Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás. O objetivo: analisar a importância do Controle Interno para o poder legislativo da referida cidade. Os objetivos específicos foram elencados de forma a proporcionar o alcance do objetivo principal: diagnosticar as ferramentas/métodos/processos utilizados no Controle Interno, adotados pelo Poder Legislativo do município; identificar as dificuldades e limitações enfrentadas, pelo Controle Interno da Câmara, para exercer as suas atribuições conforme ditam as normas e leis; constatar a valoração do controle interno pelos funcionários e demais profissionais da câmara de vereadores. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva tendo como método: estudo de caso. Para coletas de dados realizou-se entrevista e a pesquisa documental. A temática da presente pesquisa possui relevância para o meio acadêmico visto que o tema Controle Interno nas câmaras municipais não é um objeto de estudos muito extensos no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.