Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IrisMarquesFonseca.pdf495,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Migração e tráfico de mulheres para fins de exploração sexual : vulnerabilidades sociais condicionantes e o impacto causado à saúde mental das exploradas
Autor(es): Fonseca, Iris Marques
Orientador(es): Silva, Mário Ângelo
Assunto: Tráfico de mulheres
Exploração sexual
Sofrimento psíquico
Mulheres - saúde mental
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: FONSECA, Iris Marques. Migração e tráfico de mulheres para fins de exploração sexual: vulnerabilidades sociais condicionantes e o impacto causado à saúde mental das exploradas. 2011. 70 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo é uma análise que busca compreender quais contextos de vulnerabilidade social inicial propiciam a situação de tráfico, e de qual maneira as mulheres acometidas pelo tráfico com objetivo de exploração sexual têm sua saúde mental afetada. Conhecer as situações de vulnerabilidade social que podem desencadear a migração e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual pode constituir ferramenta inibitória da prática, visando à elaboração de formas de prevenção. O método consiste em identificar, por meio da análise de dados obtidos pelo grupo de pesquisa Suindara - Saúde, Migração e Tráfico de Mulheres para Fins de Exploração Sexual e Trabalho Degradante, a quais danos à própria saúde mental essas mulheres estão potencialmente expostas. Analisar os dados obtidos por meio da pesquisa e quantificar quais as vulnerabilidades sociais potencialmente desencadeadoras de tráfico, e quais as conseqüências mais comuns à saúde mental dessas mulheres. Essa análise possibilitará que sejam pensadas de formas de enfrentamento tanto dos fatores motivadores do tráfico, quanto de caminhos para o fortalecimento dessas mulheres que adquiriram seqüelas pela situação de tráfico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons