Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdrianaAraodaSilvaReis.pdf348,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O financiamento da política de assistência social no Brasil : uma análise do período de 2007 a 2010
Autor(es): Reis, Adriana Arão da Silva
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Assistência social
Política social
Educação - financiamento
Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Data de apresentação: 20-Dez-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: REIS, Adriana Arão da Silva. O financiamento da política de assistência social no Brasil: uma análise do período de 2007 a 2010. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia se propõe a analisar o financiamento que rege a política de Assistência Social e teve como ponto de partida o levantamento da trajetória da política desde a prestação da assistência social como caridade e com sobras de recursos até sua elevação como política pública por meio da Constituição de 1988 e a criação de um fundo específico para a área. O estudo contempla também as dificuldades da Seguridade social em constituir-se como um sistema amplo de proteção social, uma vez que a Assistência Social é componente da Seguridade. Num segundo momento, o trabalho trata sobre a constituição do fundo público e sua relação com a manutenção do capitalismo e com a reprodução da força de trabalho. É feito uma análise do ciclo e processo orçamentário no Brasil e uma discussão da CTB e os tipos de tributos existentes no país. É apreciado ainda o orçamento da seguridade social. Por último, é analisado as mudanças no financiamento ocasionado pelo SUAS e feito um estudo sobre as fontes de financiamento da política. Os recursos alocados na política apresentou um aumento de 33% no período avaliado, no entanto a análise das fontes dos recursos que financiam a política é predominantemente marcado por tributos regressivos, onerando justamente os beneficiários da política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons