Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroMichelFerreiraSinimbu_tcc.pdf859,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução dos relatórios de sustentabilidade : análise do setor de energia elétrica brasileiro
Autor(es): Sinimbu, Pedro Michel Ferreira
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Demonstrações contábeis
Balanço (Contabilidade)
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 6-Nov-2020
Referência: SINIMBU, Pedro Michel Ferreira. Evolução dos relatórios de sustentabilidade: análise do setor de energia elétrica brasileiro. 2019. 35 f. . Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução dos relatórios de sustentabilidade das empresas de energia elétrica brasileiras. De acordo com as orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Resolução n. 444/01 e Resolução n. 605/14 referente ao Manual de Contabilidade do Setor Elétrico, todas as empresas do segmento são orientadas a elaborar o balanço social, modelo IBASE. Embora o balanço social tenha surgido em 1972 e seja um instrumento de divulgação socioambiental amplamente conhecido pelas empresas, outros relatórios de sustentabilidade ocuparam espaço no conjunto de disclosures voluntários. Foram analisados relatórios voluntários de 57 empresas do setor elétrico, referente ao período de 2008 a 2017, extraídos dos sítios das empresas ou de publicações no jornal Valor Econômico. O método utilizado foi análise de conteúdo e check list, bem como, estatística descritiva de informações extraídas dos relatórios. Nota-se que as empresas do setor de forma geral não se adequam aos padrões de regulação do setor, tal como pressuposto pela ANEEL, mas algumas estão buscando se adaptarem a novo padrão de Relato Integrado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.