Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MauroCazzaniga_tcc.pdf575,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Religião e secularismo nas relações internacionais : um espaço para a religião na política internacional
Autor(es): Cazzaniga, Mauro
Orientador(es): Sato, Eiiti
Assunto: Soberania
Religião e política
Democracia
Data de apresentação: 22-Nov-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: CAZZANIGA, Mauro. Religião e secularismo nas relações internacionais: um espaço para a religião na política internacional. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho busca oferecer um panorama do papel e da importância do estudo da religião nas Relações Internacionais, a partir da hipótese que as teorias da secularização erraram ao prever o declínio da religiosidade, e, portanto, deve-se repensar o papel da fé na esfera pública. Para isso, os conceitos de “religião” e “secular” são estabelecidos a partir de uma investigação sobre suas origens, assim como qual sua relação com os conceitos tradicionais de soberania, Estado e sistema internacional, analisando os documentos históricos da Paz de Augsburgo e de Westphalia. Por fim, considera-se a questão das convicções morais e religiosas na política, comparando constituições de quinze países e apresentando o modelo de democracia pluralista.
Abstract: This study aims to present an overview of the role and importance of religion in International Relations, based on the hypothesis that secularization theories were wrong to predict the decline of religiosity, which calls for a revision of the role of religion in the public sphere. The concepts of “religion” and “secular” are established by an investigation of their origins, as well as their relation to the traditional concepts of sovereignty, state and international system, analyzing the historical documents of the Peace of Augsburg and of Westphalia. Finally, the role of moral and religious beliefs is taken into consideration, comparing the constitutions of fifteen countries and presenting the pluralist democracy model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.