Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TallyrandMoreiraJorcelino_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarias, Josivania Silva-
dc.contributor.authorJorcelino, Tallyrand Moreira-
dc.identifier.citationJORCELINO, Josivania Silva. Estratégias de inovação no agronegócio: um estudo sobre a promoção de hackathons acadêmicos pela Embrapa no período de 2016 a 2018. 2019. xx, 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs esforços na promoção dos eventos Hackathons permeiam instituições públicas e privadas capazes de mobilizar diferentes públicos em prol de valorizar expertises da área de engenharia de softwares e áreas correlatas, com temas de setores produtivos. O presente trabalho objetiva avaliar a promoção de Hackathons Acadêmicos pela Embrapa que visam fortalecer a transformação digital no agronegócio, considerando-se propósitos, forma de organização, parceiros envolvidos, motivação dos participantes, principais resultados obtidos, dificuldades e desafios. A metodologia da pesquisa foi exploratório-descritiva e adotou a abordagem qualitativa e se baseou em busca sistemática em clipping de notícias, análise documental, entrevista com uso de roteiro semiestruturado, formulário google forms. O público da pesquisa totalizou em 25 participantes, sendo seis gestores promotores dos eventos, quatro professores/coordenadores de instituições educacionais localizadas no Distrito Federal, e 15 alunos/egressos de instituições educacionais pública/privada. Os resultados mostram relatos de alunos/egressos, professores/coordenadores, gestores/promotores dos eventos Hackathons, em que a atitude e o aprendizado colaboram para a melhoria da consciência em prol das lacunas e demandas de serviços e soluções digitais que o campo da agricultura carece. Os relatos dos alunos/egressos mostram a importância da aproximação da instituição educacional junto à instituição setorial, do ponto de vista do ganho de aprendizagem. Os relatos dos professores/coordenadores apontaram a importância dos eventos Hackathons para a promoção da aprendizagem dos alunos, que favorece a melhoria da consciência de problemas sociais, principalmente, os presentes na agricultura brasileira. Ainda, percebe-se a relevância de trabalhos conjuntos como melhorias da imagem institucional, promovendo a participação social. Os relatos de gestores/promotores dos eventos Hackathons, demonstram a importância de recursos financeiros para continuidade dos eventos. Valorizam as parcerias que tiveram junto às instituições educacionais e instituições privadas, essenciais à realização das edições de Hackathon Acadêmico Embrapa. Logo, por meio da pesquisa, observou-se os avanços e tendências da temática Hackathon nos setores públicos e privados do segmento do agronegócio, como também, o empenho da Embrapa em seu processo de reorganização para fortalecer os compromissos ligados à transformação digital e ao ecossistema de inovação em âmbito nacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInovações agrícolaspt_BR
dc.subject.keywordTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciospt_BR
dc.subject.keywordCapital intelectualpt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordEmbrapapt_BR
dc.subject.keywordHackathonspt_BR
dc.titleEstratégias de inovação no agronegócio : um estudo sobre a promoção de hackathons acadêmicos pela Embrapa no período de 2016 a 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-31T14:49:26Z-
dc.date.available2020-10-31T14:49:26Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25819-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The efforts in the promotion of Hackathons events permeate public and private institutions able to mobilize different publics in order to value expertise in the area of software engineering and related areas, with themes of productive sectors. The present study aims to evaluate the promotion of Academic Hackathons by Embrapa, which aim to strengthen the digital transformation in agribusiness, considering purposes, organization, partners involved, motivation of the participants, main results obtained, difficulties and challenges. The methodology of the research was exploratory-descriptive and adopted the qualitative approach and was based on systematic search in clipping of news, documentary analysis, interview with use of semi-structured script, form google forms. The public of the research totaled 25 participants, with six managers promoting events, four teachers / coordinators of educational institutions located in the Federal District, and 15 students / graduates from public / private educational institutions. The results show reports of students / graduates, teachers / coordinators, managers / promoters of the Hackathons events, where attitude and learning collaborate to improve awareness of the gaps and demands of digital services and solutions that the field of agriculture lacks . The reports of the students / graduates show the importance of the approach of the educational institution to the sectoral institution, from the point of view of learning gain. The reports of the teachers / coordinators pointed out the importance of Hackathons events for the promotion of student learning, which favors the improvement of awareness of social problems, especially those present in Brazilian agriculture. Also, we can see the relevance of joint work as improvements of the institutional image, promoting social participation. The reports of managers / promoters of Hackathons events, demonstrate the importance of financial resources for the continuity of events. They value the partnerships that have had with the educational institutions and private institutions, essential to the accomplishment of the editions of Academic Hackathon Embrapa. Therefore, through the research, it was observed the advances and tendencies of the Hackathon subject in the public and private sectors of the agribusiness segment, as well as the commitment of Embrapa in its reorganization process to strengthen the commitments related to digital transformation and the ecosystem of innovation at the national level..pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.