Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClaudiaHorranaAlvesXavier_termo.pdf736,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino das linguagens artísticas na escola do campo : uma experiência do Colégio Estadual Vale da Esperança
Autor(es): Xavier, Cláudia Horrana Alves
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Assunto: Linguagem artística
Educação artística
Educação do campo
Data de apresentação: 22-Mar-2019
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: XAVIER, Cláudia Horrana Alves. O ensino das linguagens artísticas na escola do campo: uma experiência do Colégio Estadual Vale da Esperança. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente projeto de pesquisa visa problematizar as práticas pedagógicas no ensino de artes da Educação do Campo a partir das linguagens do teatro e das artes plásticas, bem como aprofundar nos conceitos da Educação Artística e sua contribuição para a emancipação humana. Tem como objetivo geral identificar as possibilidades do ensino das linguagens artísticas no Colégio Estadual Vale da Esperança em conjunto com as educadoras e os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa-ação, utilizando também categorias do materialismo histórico-dialético como a práxis, e como técnicas de pesquisa para a geração de dados a registro em diário de campo, a roda de conversa e a elaboração de redações pelos estudantes, posteriormente sistematizadas na análise de dados.
Abstract: The present research project aims to problematize the pedagogical practices in the teaching of arts of the field education from the languages of theater and visual arts, as well as to deepen in the concepts of Arts Education and its contribution to human emancipation. Its general objective is to identify the possibilities of the teaching of artistic languages in Vale da Esperança State College, together with the educators and students of Elementary and Middle School. The research had as methodology the action research, also using categories of historical-dialectical materialism as praxis, and as research techniques for the generation of data the recording in field diary, the talk wheel and writing essays by the students, later systematized in data analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.