Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarioGoncalvesDeOliveira_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A geometria do motorista de ônibus : uma geometria não euclidiana inspirada nas comunidades do campo
Autor(es): Oliveira, Mario Gonçalves de
Orientador(es): Maciel, Susanne Tainá Ramalho
Assunto: Motoristas
Etnomatemática
Geometria
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: OLIVEIRA, Mario Gonçalves de. A geometria do motorista de ônibus: uma geometria não euclidiana inspirada nas comunidades do campo. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Plaanaltina-DF, 2018.
Resumo: A geometria do motorista de ônibus é uma geometria não euclidiana inspirada na geometria do motorista de táxi com um olhar para os desafios de acesso às comunidades, trazendo uma ligação direta com a vida campesina. A ideia é que se possa extrapolar o ensino de geometria trazendo o conceito de geometrias não euclidianas, ao mesmo tempo em que busca a formação de sujeitos questionadores, atentos ao seu modelo de desenvolvimento, e que possa se adaptar às inovações e novas alternativas. O ensino de geometria é a base da fundação formativa dos estudantes de matemática. Muitas vezes é a partir da geometria que o estudante é capaz de visualizar problemas e iniciar a construção do pensamento abstrato. Na vida social, a geometria é usada cotidianamente, desde o cálculo de distâncias, volumes de produtos no mercado, em construções civis e até na arte. O objetivo principal deste estudo é analisar, a partir de uma perspectiva matemática, as condições para o exercício do direito de ir e vir, com foco no contexto do campo. As condições das rodovias e estradas do campo muitas vezes impossibilitam o cidadão de exercerem esse direito. A geometria do motorista de ônibus propõe estratégias de ensino para questões tais como calcular a velocidade e o tempo que estudantes gastam de suas casas até a escola. Para tanto a geometria do motorista de ônibus surge como meio de aprendizagem na escola e no campo de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.