Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MateusDeCastroCastelluccio_tcc.pdf891,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e interdisciplinaridade : uma análise da produção de conhecimento nos CBAS e ENPESS (2010-2016)
Autor(es): Castelluccio, Mateus de Castro
Orientador(es): Oliveira, Andréia de
Assunto: Serviço social - pesquisa
Interdisciplinaridade
Congressos acadêmicos
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 21-Out-2020
Referência: CASTELLUCCIO, Mateus de Castro. Serviço social e interdisciplinaridade: uma análise da produção de conhecimento nos CBAS e ENPESS (2010-2016). 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho buscou evidenciar a interdisciplinaridade no Serviço Social. Tratase de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como fontes os trabalhos apresentados nos CBAS e ENPESS de 2010 a 2016, sendo o materialismo históricodialético o método de análise. Apresenta brevemente a história do conhecimento, o processo de fragmentação do saber como problema da Era Moderna, bem como o surgimento da interdisciplinaridade como resposta. Propõe-se um diálogo entre os Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social com a interdisciplinaridade. Foram analisados 53 trabalhos publicados em três edições de cada evento. Os resultados apontam que as assistentes sociais desempenham a interdisciplinaridade como crítica ao conhecimento tradicionalmente estabelecido. Conclui-se que para o bom desempenho da interdisciplinaridade as profissionais precisam recorrer sempre aos fundamentos e ao projeto ético-político da profissão.
Abstract: This research sought to highlight the interdisciplinarity in Social Work. It is a qualitative research in which the papers presented in the CBASS and ENPESS from 2010 to 2016 were used as source and, dialectical materialism is the method of analysis. It briefly presents the history of knowledge, the process of fragmentation of knowledge as a problem in Modern Era as well as the emergence of interdisciplinarity as an answer. It proposes a dialogue between the Historical, Theoretical and Methodological Foundations of Social Work with interdisciplinarity. 53 papers published in three editions of each event were analyzed. The results show that social workers perform interdisciplinarity as a critique of traditionally established knowledge. It is concluded that for the good performance of interdisciplinarity professionals must always resort to the fundamentals of the ethical and political project of the profession.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.