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dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorAlves, Vitória Moura-
dc.identifier.citationALVES, Vitória Moura. O protagonismo discente e docente por oficinas: experiências do Projeto Universidade e Escola Sem Muros. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto da sociedade da informação, a escola, sinônimo de formação humana, é cobrada para se adequar às mudanças pós-industriais. Assim, os docentes são pressionados e as infâncias atravessadas pelo tempo acelerado, que impede a livre criação. Em busca de contribuir para essa realidade, o Projeto Universidade e Escola Sem Muros, que é pesquisa, ensino e extensão da Universidade de Brasília, caminha junto à escola para a livre criação e valorização de seus saberes, conhecimentos e produções, colaborando com outros olhares sobre o mundo, junto a ampliação do reportório cultural por meio da experiência. Como uma das agentes dessa experiência, compartilho nesse trabalho de conclusão de curso os resultados da pesquisa que objetivou compreender como oficinas baseadas nos multiletramentos e na multirreferencialidade podem contribuir para o protagonismo discente e docente. Esta pesquisa foi realizada com metodologia qualitativa de natureza teórico-prática, tendo como objetivos específicos: verificar como as oficinas de multirreferencialidade vividas pelo projeto contribuem para a formação continuada dos docentes, ressaltando quais as percepções destes sobre a atuação do projeto na escola, bem como estudar como as oficinas de multiletramentos praticadas pelo projeto contribuem para o protagonismo dos discentes, compartilhando as narrativas presentes nas produções das crianças realizadas nas oficinas. Contudo, os principais apontamentos do estudo são que; para que a escola seja protagonizada pelos docentes e pelos discentes são necessárias práticas que valorizem os multiletramentos, como a experiência com oficinas, para que por meio da expressão das multirreferencialidades a escola seja o espaço privilegiado para o aprender e ensinar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOficinas literáriaspt_BR
dc.subject.keywordMultiletramentospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleO protagonismo discente e docente por oficinas : experiências do Projeto Universidade e Escola Sem Murospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-16T14:23:22Z-
dc.date.available2020-10-16T14:23:22Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25720-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the context of the information society, the school, synonymous of human formation, is charged to adapt to post-industrial changes. Thus, teachers are pressured and childhoods traversed by accelerated time, which prevents free creation. Seeking to contribute to this reality, the project Universidade e Escola Sem Muros, which is research, teaching and extension of the Universidade de Brasília, walks with the school for free creation and enhancement of its knowledge, knowledge and productions, collaborating with other perspectives, along with the expansion of the cultural repertoire through experience. As one of the agents of this experience, I share in this course work the results of the research that aimed to understand how workshops based on multiliteracies and multi-references can contribute to student and teacher protagonism. This research was carried out with qualitative methodology of theoretical and practical nature, having as specific objectives: to verify how the multi-referential workshops lived by the project contribute to the continuous formation of the teachers, emphasizing what were their perceptions about the project performance in the school, as well as to study how the multiliteracies workshops practiced by the project contribute to the protagonism of the students, sharing the narratives present in the children's productions held in the workshops. However, the main notes of the study are that ; to the School be carried out by teachers and students, practices that value the multiliteracies, such as the experience with workshops, are necessary so that through the expression of multi-references the school is the privileged space for learning and teaching.pt_BR
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