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dc.contributor.advisorSouza, Tatiana Yokoy de-
dc.contributor.authorVieira, Nicole Pachêco-
dc.identifier.citationVIEIRA, Nicole Pachêco. O uso de animações japonesas na educação: protagonismo infantil, imaginação e empatia. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias desenvolvidas desde a modernidade transformaram as relações sociais, por meio da mediatização e por novos meios de comunicação. Novos saberes foram encorajados, assim como novos modos de aprender, o que incidiu diretamente nos espaços escolares e na educação. Desde então, um dos principais meios de comunicação são os produtos audiovisuais, frequentemente presentes na vida cotidiana das crianças e pouco explorados como metodologia pedagógica nos ambientes educacionais. A partir da fundamentação na abordagem sociocultural de desenvolvimento humano, o presente trabalho buscou analisar o potencial pedagógico do uso de animações japonesas para promover processos de desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, assim como o estímulo do protagonismo infantil através de mediações pedagógicas que utilizam animações japonesas, contação de história, produção de textos e debate coletivo. Buscou-se também identificar a contribuição de práticas pedagógicas coletivas e dialógicas na fomentação da autonomia das crianças e seu desenvolvimento moral e empático no contato com a alteridade, a fim de oportunizar práticas que permitam o exercício de um papel ativo na construção de uma cultura democrática de uma comunidade de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo em uma Escola Classe do DF que envolveu duas atividades desenvolvidas a partir de animações japonesas. A primeira atividade contemplou a exibição e roda de debate sobre a animação A Viagem de Chihiro (2001) junto a crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A segunda envolveu a contação de um conto japonês adaptado da animação O Conto da Princesa Kaguya (2013) e a produção de desenhos e textos por crianças dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A análise dos indicadores empíricos da pesquisa se baseou na proposta de núcleos de significação, levando em consideração a linguagem audiovisual como potencialidade a ser explorada no campo da educação. Os resultados encontrados mostram que o emprego da comunicação audiovisual com intencionalidade educativa colabora para: tornar o repertório de referências culturais mais diversos; co-construir significados dialogicamente entre pares; e para promover a atividade criadora, a imaginação e as competências socioemocionais das crianças. As atividades realizadas possibilitaram o compartilhamento de experiências, o contato com a alteridade e a construção de novos saberes sobre direitos das crianças; estereótipos de gênero e de beleza; protagonismo infantil; transformações subjetivas; relações afetivas; dentre outros. Verificou-se desdobramentos relacionados ao desenvolvimento moral, afetivo e empático das crianças, de críticas aos circunscritores da cultura do consumo, da relevância de espaços escolares que possibilitem maior liberdade e participação ativa das crianças e de atividades escolares compromissadas com a promoção do desenvolvimento integral da criança, para além da sua dimensão cognitiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnimação por computadorpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso de animações japonesas na educação : protagonismo infantil, imaginação e empatiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-16T14:10:04Z-
dc.date.available2020-10-16T14:10:04Z-
dc.date.submitted2019-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25718-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Technologies developed since modernity has transformed social relations through mediatization and new media. New knowledge was encouraged, also new ways of learning, which had a direct impact on school spaces and education. Since then, one of the principal means of communication is audiovisual products, often present in the daily life of children and less explored as a pedagogical methodology in educational environments. Based on the sociocultural approach to human development, the present work aims to analyze the pedagogical potential of the use of Japanese animations to promote developmental processes and children's learning, as well as the stimulation of child protagonism through pedagogical mediations using Japanese animations, storytelling, text production, and collective debate. Also attempted to identify the contribution of collective and dialogical pedagogical practices in fostering children's autonomy and their moral and empathic development in contact with otherness, to provide practices that allow the exercise of an active role in the construction of a democratic culture learning community. For this, field research was carried out in a DF Class School that involved two activities developed from Japanese animations. The first activity included the exhibition and discussion about the animation Spirited Away (2001) with the 4th and 5th grade of Elementary School. The second involved the telling of a Japanese tale adapted from the animation The Tale of the Princess Kaguya (2013) and the production of drawings and texts by children in the 2nd and 3rd grades of elementary school. The analysis of the empirical indicators of the research was based on the proposal of meaning cores, taking into consideration the audiovisual language as potentiality to be explored in the field of education. The results show that the use of audiovisual communication with educational intent collaborates to: make the repertoire of cultural references more diverse; co-construct meanings dialogically between peers; and promote children's creative activity, imagination, and socioemotional skills. The activities made possible the sharing of experiences, contact with otherness and the construction of new knowledge about children's rights; gender and beauty stereotypes; child protagonism; subjective transformations; affective relationships; among others. Developments related to the moral, affective and empathic development of children, criticism of circumscribers of consumer culture, the relevance of school spaces that allow greater freedom and active participation of children and school activities committed to the promotion of integral development, were found, beyond their cognitive dimension.pt_BR
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